Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

terça-feira, 4 de maio de 2010

Half Life e a Igreja


Estou lendo o incrível livro Reformissão de Mark Driscoll. Não ouso dizer que o livro seja definitivo, mas sem dúvida é essencial que seja lido. Na noite passada o li até tarde e terminei por pegar no sono. E me vi num sonho muito esquisito, onde o cenário parecia o Half Life (acho que é porque fiquei pensando na cultura).

Se você não conhece Half Life, segue uma breve descrição: você está na pele de um físico chamado Gordon Freeman (percebe a analogia = homem da liberdade, homem livre?). Ele é levado a um complexo num lugar chamado Black Mesa para um experimento científico - que dá errado. No desenrrolar da história, Freeman é o cara para colocar as coisas em ordem. Não sem antes dar muitos tiros, enfrentar monstros e zumbis deformados pela experiência, viajar para realidades alternativas e no final de tudo finalmente devolver a paz a Black Mesa.

Bem, o que isto tudo tem a ver com Reformissão e a Igreja? E com o meu sonho? Bem, no sonho fui transportado para um lugar onde deveria ajudar algumas cirurgias. Num ambiente horrível, insalubre, com roupas feitas de sacos plásticos, baldes e papéis jogados por todo canto. Me senti muito mal e sabia que não poderia ajudar ninguém ali naquele lugar.

Quando acordei desejei ser o Dr. Gordon Freeman. Dar uns tiros, matar uns zumbis, reativar algumas experiências e colocar a casa em ordem. Mas não sou o cara. Sou apenas um cristÃo cansado de ver a igreja cheia de gente zumbi, deformados por experiências que não produzem maturidade e que realmente estamos esperando por um homem de liberdade, um homem que nos liberte.

As aventuras de Gordon tiveram uma segunda parte, mais ou menos parecida com a primeira, com o acréscimo de um grupo de resistência. Com esta lembrança me animei: Half Life e seu ambiente sujo e inóspito pode até em certos momentos parecer a igreja de hoje, mas ainda existe gente que resiste, que não se entrega e que ajudará o homem de liberdade a fazer sua obra.

Entendo que a Reformissão é necessária agora: cristãos autênticos dispostos a viverem em favor de quem está aprisionado em "clínicas" de morte, vazios como zumbis, sem qualquer esperança. Precisamos entender o mundo à nossa volta e sem corromper a mensagem, levar liberdade ao cativo. Foi para isto que ele nos chamou.

Resistência já. Freemans - homens livres, nos ajudem a colocar a casa em ordem. Reformissão - entender a cultura para dizer não a ela e mudar o mundo.

2 comentários:

Johnny Bernardo disse...

A paz do Senhor irmão Vinicius. Adorei a maneira como vc comentou sobre o livro de Mark. Como sabe, sou editor do blog/site INPR Brasil. Estou em busca de parceiros que tenham interesse de dividir a manutenção de minha página comigo. Gostaria que vc colaborasse para nós nos links cinema e literatura. Posso contar com sua colaboração?

Aguardo sua resposta

Vânia Soares disse...

PastoooRRrrrrrrrrr!!!!!! Muito bommmmmmm!!!!Adoreiiiiii! Muito legal!!!! As vezes quando estou assistindo um filme a noite na TV, me vejo dentro do filme, pq durmo e parece que vc entra e vive o local!!!!Interessante a analogia!!!Liberdade...precisamos nos libertar desses "zumbis". Hoje o lema é prestar atenção a sua volta, onde estamos, se nos nossos sonhos ou na nossa realidade. De qualquer forma temos que dar uns tiros certeiros enquanto aguardamos a chegada do Salvador!!! Vale dizer que não estamos proibidos de sonhar.
Abraços e parabéns pelo texto maravilhoso e bem redigido.
Vânia Soares.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson