Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

sábado, 22 de maio de 2010

Testemunhas de Jeová e a vida em dois mundos




Testemunhas de Jeová e a vida em dois mundos

Achei na internet (Youtube) o trailer de um filme dinamarquês de título: To Verdener – em tradução livre seria algo como Dois Mundos. Resolvi escrever algo a respeito.

Confesso que achei um link com o filme inteiro no YouTube mas não deu pra ver todo, horário de trabalho. Mas assisti bastante e li diversos comentários: alguns apoiando a tese do filme; outros discordando e declarando amor irrestrito ao segmento religioso Testemunhas de Jeová.

Procurei na minha estante e achei um livro: Porque abandonei as TJ’s (Aldo Menezes, Ed. Vida). E peguei um livreto de apologética que ninguém é de ferro. Então vamos lá. O filme defende a tese, baseada numa história real, da rejeição sofrida por uma jovem que resolve namorar um jovem fora dos arraiais dos TJ’s.

Em uma das cenas a heroína do filme conta ao pai que dormiu na casa do rapaz, mas que nada aconteceu. Imediatamente ele diz: você está abandonando Jeová, temos que falar com os anciãos. Creio que é aqui que tudo está enraizado. Um pai não precisa falar com os anciãos sobre os dilemas de sua filha. Ele precisa amá-la.

As pessoas que são do grupo “Testemunhas de Jeová” são submetidas a este tipo de controle continuamente. A vida interna da família é rigidamente controlada pela direção da liderança da seita. Até porque eles afirmam ser a única religião verdadeira de Deus na terra. Desta forma exercem um poder e um controle sem precedentes sobre seus afiliados.

Aldo Menezes nos conta em seu livro que ao cair em profunda crise existencial em dúvidas sobre os TJ’s, reuniu-se com um ancião. Este não conseguiu responder a maior parte de seus questionamentos, especialmente aqueles referidos ao Corpo Governante (líderes máximos residentes nos EUA).

Fecho a questão dizendo o seguinte: o filme nos mostra uma realidade clara – os TJ’s vivem num mundo a parte. Com regras próprias e deturpadas da Bíblia. Afirmam ser cristãos, mas negam uma oração de Cristo: não peço que os tire do mundo, mas que os livres do mal. São abertamente sectários e tristemente controladores. Muitos irão dizer que não é verdade. Mas uma seita que datou o retorno de Cristo várias vezes e que não aceita ser questionada sobre isto não tem muito que dizer em defesa própria.

Resta a eles apenas viver “to verdener”. Vou assistir ao filme todo. Pois as cenas vistas muito me tocaram. Especialmente o “julgamento” pelos anciãos da mocinha, numa sala fechada e o pai tristemente deixando-a sozinha.

Veja a matéria postada no blog parceiro:
Graça e paz, sempre.


Um comentário:

Richard Weiler disse...

Parabéns pelo post!

Infelizmente algumas pessoas são enganadas por uma falsa erudição vinda por parte das Testemunhas de Jeová e são enganadas por verem nelas um alto entendimento bíblico. O que acontece na realidade é exatamente o contrário. As verdades bíblicas são extremamente distorcidas e ligadas de ponta a ponta atraves do "estudo bíblico" por elas oferecido (que nada mais é do que um programa de doutrinação através de um livro da Sociedade Torre de Vigia). Alguns preferem chamar este processo de lavagem cerebral, porque a pessoa fica tão alienada que dificilmente consegue se aperceber das barbáries que comete em prol da religião, chegando ao extremo de comprometer a sua própria vida em prol do que aprendeu.

Em vista desta situação lastimável e perigosa, mantenho um blog expondo as principais doutrinas anti-bíblicas disseminadas pelas Testemunhas de Jeová. Ficarei feliz em receber a sua visita! http://richardweiler.blogspot.com

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson