Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Rumos da Igreja (4) - a Guerra Santa insana

Nas últimas semanas acompanhei através do blog Púlpito Cristão uma matéria interessante: um anúncio sobre a intenção da IURD de construir uma réplica do templo de Salomão (http://www.pulpitocristao.com/2010/07/igreja-universal-construira-replica-do.html).

Eu e alguns outros blogueiros demos nossa opinião sobre mais este uso da história do judaismo antigo para justificar uma mirabolante construção e a ainda mais mirabolante arrecadação que se fará necessária. Todos os comentários que fiz (reconheço que alguns duros) foram baseados em minha decepção com a Teologia da Prosperidade e ensinos afins. Fiz parte por 13 anos deste segmento e simplesmente cansei. 

Fui ofendido lá nos comentários: hipócrita, fariseu, incrédulo, descrente, invejoso do sucesso apostólico (sic), etc. Não me importo de ser xingado e ofendido. Mas me importo por não ser compreendido. E aqui vai então minha opinião sobre os rumos da igreja no que tange ao assunto embate entre igrejas.

Pelo teor dos comentários postados percebo que as igrejas neopentecostais irão investir cada vez mais na propagação de uma mensagem cujo teor é a fé na fé - frases do tipo: quem não é da fé não isso ou aquilo, marcam um discurso desprovido de argumentos, porém recheado de beligerância.

A mensagem criativa do evangelho dará lugar (cada vez mais) a um pragmatismo de resultados, onde a posse de bens materiais ou sucesso pessoal em qualquer nível simbolizam a verdade de Deus. E quem ousar duvidar será tratado como incrédulo ou perdido. Valores como santidade pessoal, devocionais e cultura bíblica estarão relegados ao limbo de uma subcultura de igreja.


A verdade de 2Timóteo 4. 3-4 se tornará mais evidente: crentes dispostos a pagar caro para ouvir aquilo que lhes satisfaça os ouvidos. Esta atitude será avalizada por uma sutil forma de transformar cobiça e conscupiscência em capacidade de superação e realização pessoal.


A mensagem da salvação e da redenção será paulatinamente substituída por uma versão açucarada do evangelho, com uma proposta simplesmente de uma vida melhor, com atitudes melhores. Jesus certamente do lado de fora da porta (Ap. 3.20). Penso que as igrejas que resistirem serão minoria. E muitos segmentos históricos e ortodoxos se renderão finalmente ao pragmatismo de resultados, gerando uma geração de seguidores de Jesus que não sabe o que é preço de Cruz.


Uma última percepção me assusta: uma neo-idolatria tomará força no meio evangélico, rivalizando poderosamente com a mensagem pura e simples da Palavra. Mas sobre isto escreverei um próximo post. A nota triste é que muitas destas situações ocorrerão simplesmente por causa da busca pelo lucro financeiro (mesmo que bem intencionado).


Termino com esta simples frase da Palavra: É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem (1Timóteo 6.6, versão Linguagem de Hoje).


Em breve retorno ao assunto.

2 comentários:

Wendel | Bernardes disse...

Entendo e muito bem o motivo de sua indignação. Sei como é crer, erroneamente, que estas porcarias dadas como pérolas nos púlpitos são uma realidade.

Eu também já viví semelhante, como você, esses momentos em que acreditei realmente que Deus estava sustentando a Igreja na Terra, após a morte brutal de Jesus, seus seguidores e discípulos, apenas para que eu pudesse ser alguém bem sucedido em meus negócios.

É uma tristeza ainda ver muitos, que como eu já viví, caminham na agonia do 'evangelho do toma lá, dá cá'.

Aredito, que como nós um dia fomos ludibriados com esse falso brilho de pedras afogueadas, sejam também enganados muitos fiéis, mas sei que Deus, em Sua benevolência, quer livrá-los, como fê-lo a nós.
Nossa missão é essa mesma
pr. Marcus... pregar!
Usar o púlpito como lugar de vida e de palavras de abundância de Deus e não de riquezas falhas e humanas que pra nada servem (espiritualmente falando).

Usar nossos recursos e ferramentas virtuais para ajudar a clarear a visão dos cegos, e principalmente, orar incessantemente para que Deus revele a estes, que foi por algo maior, muito maior que Jesus pagou um preço altíssimo na cruz!
Parabéns por não se calar.

Fique na Paz.

Leandro disse...

Concordo com tudo o que foi dito.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson