Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rumos da Igreja (2) - Que igreja você procura?

Esta é uma pergunta que tem me intrigado nestes dias: que tipo de igreja você procura? Isto porque soa estranho você "procurar" uma igreja sendo que você e eu somos a igreja.

Evidente que normalmente tal pergunta se refere ao tipo de congregação ou local que desejamos frequentar. E que motivos temos para frequentar um local específico que chamamos de "minha igreja"? Coloquei uma enquete no blog com algumas respostas comuns. Poucas delas realmente bíblicas.



Para nossa tristeza percebemos que estamos procurando uma igreja para satisfazer algumas de nossas necessidades (ou talvez todas). Terminei de ler o livro "Confissões de um pastor em Reformissão" do Mark Driscoll. Simplesmente sensacional, como relato pessoal e como foto instantânea de sua jornada na construção do ministério em Mars Hill.

Mas uma frase me chamou atenção: resolvi abrir uma igreja do meu jeito, porque nenhuma que eu conhecia me agradava. Não estou dizendo que Mark não tenha certamente um chamado muito claro em Seattle. Claro que tem e está sendo bem sucedido.
E certamente a frase não pode ser extraída de seu contexto maior: a visão para uma cidade incrédula, sexista e fútil. Mas o ponto é nossa intensa busca, especialmente nos meios neopentecostais, por uma igreja que nos sirva. Ao invés de buscar gente da igreja e do mundo a quem possamos servir.

Convido você a refletir sobre isto, deixar sua opinião e seguir os outros artigos que estarei postando sobre o assunto. Deixe sua contribuição.
Graça e paz, sempre.

5 comentários:

René disse...

Amado Marcus,

O que vou dizer não é novidade para você, mas, talvez, sirva para algum leitor:

Não devemos procurar uma organização. Devemos procurar por pessoas que compartilhem uma visão simples da Graça de Deus, do viver em Cristo. O Senhor nos guiará para onde Ele quiser que a gente vá. É só confiar! Ele é muito mais do que as instituições têm apresentado. Ele cuidará de nós e dos nossos! Foi assim com Abraão, nosso pai na fé. É assim conosco. E, enquanto andamos, imitamos ao nosso Mestre, Jesus, vivendo o Evangelho, ao invés de nos colocarmos sob o jugo de religiosidades. Assim, servimos e, se for o caso, somos servidos, para que haja igualdade entre todos, sem que um tenha em excesso, enquanto ao outro falta.

Agindo assim, encontraremos os outros sete mil que não dobraram seus joelhos a Baal, teremos comunhão com eles, e seremos instrumentos úteis, à disposição do Senhor, para que Ele use quando e como quiser.

Que a Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!

Wilson Costa disse...

Caro Marcus, a pergunta está respondida dentro de cada um. Voce mesmo respondeu.
Quando encontramos pessoas definidas em suas convicções em Cristo, encontramos ali uma igreja.
Agora podemos sim nos organizar para servirmos ao Senhor, não podemos ter receio do que os outros vão pensar porque nos tornamos uma organização.
Temos que recear sim: Se nossos projetos não glorificam ao Senhor, e se são pessoais, e não, em busca do bem comum. Isso meu caro, são aspectos repletos de subjetividade, que somente Deus em Sua onisciência pode ter a resposta absoluta.
Preciso ter consciência que Deus não quer que pensemos uma mesma coisa, mas que precisamos aprender a pensarmos juntos, buscando um mesmo objetivo, a santidade.Aí mora o perigo, são poucos os que querem pensar juntos, todos querem uma igreja para si, "a minha igreja". Defino isso quando tento proselitar os insatisfeitos.
Somos questionados por fazer parte de uma instituição formal, desde que não seja aquela que formalizei quando encontrei com "os igrejas". Quanto a essa não há questionamento.
Meu caro, buscar a plenitude da Graça, essa sim deve ser a procura incessante da igreja, ou seja de cada um institucionalizado pelo Espírito Santo de Deus, igreja do Senhor.
Quem busca outra revelação, vai receber como resposta de Deus, que a revelação é essa, Cristo Crucificado, que voces conhecem, que continua amando a todos "indiscriminadamente".
Caro Marcus como vê continuo entrincheirado na verdade que me transformou à 26 anos atrás, passei por diversas crises e sei que muitas ainda surgirão, mas nunca tive uma crise de identidade, tenho o DNA de Cristo, por isso sou herdeiro de Deus.
Somos do Senhor.

PASTOR GIL disse...

Pastor Gil diz: Belo tema, pastor Marcus Vinícius! O que dizer ao contrário, disso tudo que o senhor falou?
Parece estranho ouvir sobre " procurar uma igreja", quando nós somos A IGREJA! Mas está se tornando comum ouvirmos essa frase!
Esta semana eu preguei sobre a questão de Zaqueu, que sabia que Jesus estava num lugar e ele queria vê-lo. Então, subiu numa árvore para ver Jesus!
Creio que fizesse parte da vida de Zaqueu, por ser quem ele era, ver as pessoas "de cima"!
Muitas vezes entendemos ou, somos levados a entender, que precisamos ver à Jesus "de cima", com grana, com status, com Nome e por ai vai!
Hoje, estamos numa procura constante de ver Deus em nossas vidas e nem sempre vemos, porque, na verdade, a igreja a QUE PROCURAMOS nem sempre encontramos!
Somos seres a quem Deus chamou,independente do quanto temos no fim, no meio ou no início do mês!
Zaqueu era um homem rico, com posses, mas era sedento de Jesus!
Buscamos, de fato, uma igreja(templo erguido por mãos) sem problemas, sem complicações, que nos dê o caminho das pedras para alcançar a nossa Vitória, quando, nós SOMOS ESTA IGREJA!
E, muitas das vezes não entendemos que é preciso "descer", olhar prá dentro de nós;Porque se "descermos", se olharmos prá nós mesmos, Jesus irá conosco prá nossa casa!
A igreja(templo erguido por mãos) que procuro, não é a que não tem problemas; até porque, se eu encontrar essa igreja na terra, eu migrando prá ela, vou estraga-la!
É a igreja com um ungido à sua frente!

Deus continue te abençoando!

Pastor Gil.

Gilson disse...

Eu sou Igreja com "I" maiúsculo. Não preciso procurar igrejas (nem denominações, nem templos). Aliás, também sou Templo do Espirito Santo, de Jesus e até do Pai (João 16). Sabendo isto, toda essa "neura" de ir a igreja, de ir ao culto, de ir a oração (veja só onde chegamos, oração virou um lugar) fica em ultimo plano, pois Igreja= onde estiverem dois ou tres reunidos em meu Nome, ali estarei e assim poderá existir adoração e culto em qualquer lugar e circunstância. É claro que a comunhão com os irmãos é importantissima, mas isso se consegue diariamente no trato, com conversas sobre as Escrituras, tirando dúvidas, dando conselhos (não receitas), orando juntos e tendo uma amizade realmente sincera. No mais, tudo na mais santa Paz.

Marcus Vinicius disse...

É isso mesmo Gilson, os rumos se perderam. Quero ser igreja, todo o tempo, sem neuras.

Graça e paz, sempre.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson