Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pelo direito de viver uma crise (dois)

Você conhece a história de Marta e Maria, as duas irmãs de Betânia, da família de Lázaro. Jesus muitas vezes usou a casa desta família como lugar de repouso em suas caminhadas de pregação do Evangelho de seu reino.



Se você é de alguma igreja ou estuda a Bíblia sabe que normalmente este texto é usado para diferenciar cristãos santos de cristãos ativistas. A partir da leitura de Brennan Manning, em Confiança Cega quero propor uma alternativa.
Imagine que na verdade (o que é verdade) que o centro deste texto não são as duas irmãs. Mas que na verdade o texto fala sobre o Deus-homem: Jesus Cristo. O contexto imediato nos fala de sua jornada à Jerusalém, local onde sempre encontrava oposição de religiosos e daqueles que o desprezam. Os mesmos que algum tempo depois o levaram ao julgamento de morte.

Imagine que Jesus (o homem), está simplesmente cansado, sozinho, e debaixo do peso de uma crise que se avizinha. Então ele procura um lugar onde pode descansar da crise na companhia de pessoas onde pode ser simplesmente ele mesmo (um ser humano pleno).
Quero convidar você a enxergar no texto muito mais do que o texto diz. Em outras palavras Jesus ao dirigir-se a Marta está lhe dizendo: aquiete-se e m e ouça neste momento, porque eu estou precisando ser ouvido. Ele não está repreendendo a fútil Marta. Nem mesmo elogiando a espiritual Maria.

- Simplesmente Jesus está convidando-a a entrar em sua vida naquele momento doloroso e a partilhar com ele. 

Jesus está nos dizendo hoje, aqui e agora, que é capaz de compreender cada crise que venhamos a experimentar. Ele suportou muitas coisas em nosso favor (Hebreus 2.17-18). E nesta início de madrugada quero lembrar a você: mesmo que você seja um vaso rachado, Ele não está interessado em consertar você, mas em conviver com você na sua Betânia. Convide-o.  Ele irá se deleitar.

7 comentários:

Wilson Costa disse...

Que maravilha já no começo desta manhã fria e ensolarada, poder receber esta mensagem. Certa vez em uma das minhas confusas pregações, vislumbrei uma Marta extremamente zelosa e útil para o Reino.Contradizendo a Marta pouco sensível ao sofrimento de Jesus.A abordagem de Jesus em momento algum a tripudia ou a menospreza sua atividade. Tanto ela como Maria estavam a Sua disposição, Ele sabia o que encontraria e o que precisava naquela casa. De alguém que Lhe servisse tanto física como espiritualmente. Era Jesus-homem, que viraria em pouco tempo Jesus Cristo, martírio de Deus.
Graças a Deus, por termos irmãos que possam nos servir quando estamos precisando, nesta manhã voce caro Marcus é meu servidor.
Somos do Senhor.

Marcus Vinicius disse...

Chega de tentarmos definir as pessoas por seu ativismo na igreja irmão querido.

Jesus estava vendo alguém que apenas precisava compreender sua humanidade.

Graça e paz.

Wendel Bernardes disse...

Até por que, ativismo não é sinal de nada além do prórpio ativismo em sí...

Parabéns mais uma vez, Pastor!

Wilson Costa disse...

Digo ainda mais, o problema não é a atividade em si, mas a importãncia que damos a ela. Principalmente, por considerarmos que a mesma vai produzir a projeção necessária para permitir a ocupação desejada. Ativismo por puro interesse.
Caro Marcus, certa vez ouvir uma ilustração de um Pastor libanês (in memorian) Pr. Azet Gerde,que realizou o meu casamento, ele disse: "...a igreja é como uma carroça que têm aqueles que puxam, aqueles que empurram e aqueles que vão em cima...". Onde nos encontramos? Não importa, o que é importante é sermos igreja.
Chega de procurarmos os subterfúgios existentes na "igreja dentro do arraial", o sermos a igreja, nos transporta para lugares mais claros e límpidos onde nossa consciência não é confrontada com o comportamento alheio;lugares onde tudo é permitido, sem escravismos;onde se tenho que julgar seja eu o primeiro da lista.Isso para mim é
começo do entendimento da crise.
Não importa entender problema, o ver crescendo, grande e imensurável, a esmagar-nos em um canto. O que importa é que vimos o Deus grandioso e incomparável, vimos o Seu Amor, o Seu Poder e que tudo podes fazer. Ele é nosso Pai. Cadê a crise? Onde está a sua vitória?
Caro Marcus somos levados diárimente ao matadouro. Que bom, fomos escolhidos para o sacríficio. Deus também teve que escolher, e escolheu!!!. Onde está ó crise???

René disse...

Amado Marcus Vinícius,

Preferi não discordar de sua postagem publicamente, em seu blog. Sou, apenas, um servo do Senhor, através do qual Ele ainda não manifestou um ministério, enquanto que você é pastor. Mas, com sua autorização, estou comentando aqui.

Na verdade, concordo com o que você disse sobre Jesus, porém discordo do texto abordado. O texto que fala de Marta e Maria, está em um contexto diferente do que você mencionou. Primeiro, Jesus não estava próximo de Seu martírio. Aqui no capítulo 10 de Lucas, não diz se Ele chegou a Betânia ao sair de Jerusalém, ou se Ele estava indo para Jerusalém. De qualquer forma, Ele estava próximo de Jerusalém. Mais adiante, no capítulo 17, é dito que Ele está indo para Jerusalém, passando pela Galiléia e Samaria (afastado de Betânia). Como Ele ia a Jerusalém de ano em ano, temos, pelo menos, um ano de espaço entre uma situação e outra.

Em segundo lugar, o contexto do capítulo 10 é exatamente a divindade de Jesus e a recomendação para focarmos totalmente nEle (dê uma conferida no texto http://kasteloforte.blogspot.com/2009/01/o-bom-samaritano.html). Como a menção a Marta e Maria fecha o capítulo (não pela divisão numérica, mas pela mudança de assunto logo a seguir), o entendimento é de que Ele realmente está chamando a atenção de Marta em relação às suas prioridades.

No entanto, Jesus realmente está interessado em manter intimidade de vida conosco. Ele diz que Seu jugo é suave. Ora, jugo é para dois dividirem o peso na caminhada. Você está correto nisto. E também está correto ao dizer que Ele não está interessado nas nossas falhas. Estas rachaduras serão consertadas na medida que a nossa intimidade com Ele aumenta.

Não é para censurá-lo que eu escrevo isto, meu amado irmão, mas para que você não perca a essência de um ensino verdadeiro, por conta de outro ensino, também verdadeiro. Que o Espírito Santo lhe dê o discernimento correto sobre essas coisas (e a mim também, caso seja eu que esteja equivocado).

Percebi, sim, que você estava citando o Manning, mas também percebi que você tomou a premissa como verdadeira, por isto escrevi para você.

Grande abraço e que a Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!

Marcus Vinicius disse...

Gostaria de agradecer ao Rene pela indicação sobre a cronologia das idas de Jesus à Jerusalém.

Modifiquei o post um pouco em função disso. Mas aproveito para reafirmar minha tese ao usar como fonte o Brennan Manning: a comparação não nos tira da crise, ao contrário nos afunda ainda mais nela.

Manning de uma maneira simples tenta nos alertar que Jesus não está comparando Marta x Maria: mas antes dizendo como é importante a companhia delas em momentos que sua humanidade precisa de descanso (ele descansava e comia).

Agradeço também aos comentários do Wilson, trazendo a perspectiva da confiança inabalável na condução do altíssimo. Então, que venham as crises.

Graça e paz.

Wilson Costa disse...

Caro Marcus,o fato histórico do texto, nos dá subsídios perfeitos para entendermos que Jesus tinha em Betânia um lugar muito especial, era neste "lugar de tristeza"-significado de Betânia- que Ele se retirava para estar junto dos irmãos que O amavam verdadeiramente.
O entendimento exegético não interfere na cronologia dos fatos.
A importância desta cronologia, tem o mesmo significado dado por Paulo, quando exorta a Tito para que:"... não perca tempo com fábulas, genealogias, debates sobre a lei...etc".Tt.3.9
Jesus-homem, sabia desde de cedo da sua trajetória,Isaías diz:"... Ele era homem de dores e sofrimentos sem fim..."Is.53.4
Caro Marcus, é muito bom termos Betânias em nossa trajetória rumo à Jerusalém, lugar onde podemos encontrar Martas e Marias para nos abrigar.
Continue postando estas pérolas, nossa alma agradece.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson