Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como andar pelo Vale e não temer?

Já estava indo dormir, mas ao ler mais alguns parágrafos de um livro maravilhoso resolvi escrever este post. O livro é "Confiança Cega", de Brennan Manning. Sinceramente o melhor dele que já li.

Me veio a mente a poesia do salmista:

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmos 23:4

Vejo nestas palavras uma confiança cega em Deus que não pode ser abalada. E sinceramente me pergunto, em meio a lágrimas de meu coração: será que sou capaz de confiar assim? Ou será que já me contaminei com o ufanismo religioso que nos torna fúteis diante de Deus?

Cristãos, em sua maioria (e me incluo, sem julgar), não oram. Decretam! Condicionam, compram via oferta a benção que desejam de Deus. E se ela não acontece, tentam descobrir o que fizeram de errado.

Geralmente, este tipo de fé trata os "fracassados" (especialmente se forem crentes) como amaldiçoados, pecadores, descrentes ou "fora da visão". Não consideram que tragédias acontecem e a qualquer um. Manning declara em seu livro algo que me levou às lágrimas: para ele, testemunho verdadeiro de confiança em Deus, só pode dar quem já enfrentou o vale e continuou confiando.

Crentes modernos odeiam o vale da sombra da morte. Crentes modernos estão repletos de luz, quase esotéricos em seus ritos de alcançar as coisas, mas distantes da intimidade com Deus.


Só é possível andar pelo Vale e não temer, se desenvolvemos confiança absoluta e única em um Deus justo, que nunca deixa de nos amar. Mesmo que a dor dilacere nossa alma e muitas vezes as trevas sejam as únicas respostas que encontremos, ainda assim Ele nos ama.

Nos ama em meio à dúvida, a hábitos nocivos, a atos vergonhosos, a pensamentos destrutivos. Ainda assim Ele é capaz de amar a mim e a você.

O único momento em que talvez este amor se torne distante é quando nos tornamos orgulhosos e altivos (a soberba antecede à queda). Nessa hora farisaica é impossível provar do amor Dele.

Se você está passando por um momento de dor, medo, solidão, ódio oculto, devastação e ainda por cima se sente incapaz de experimentar o amor Dele, lembre-se: Ele sempre estará no Vale com você. Ele não pode retroceder em sua natureza de amor.

Desculpem o longo post, mas creio que talvez alguém precise ler estas palavras (eu sou o primeiro maltrapilho necessitado). Se abençoar você, me conte. E louvemos a Aba, aquele em quem podemos realmente confiar.

Graça e paz, sempre.


4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia querido,

Concordo plenamente com teu post, ele me deu ânimo e assim que puder vou comprar esse livro,
Um grande abraço,

José Belo

Anônimo disse...

Estava comentando sobre este salmo com um amigo. Na verdade, existe este vale. E que tinha que atravessar um caminho muito estreito, e todo cuidado era pouco, porque poderia rolar penhasco abaixo se uma ovelha desviasse apenas alguns passos na direção errada. Com este salmo, Davi queria dizer para Deus que tinha confiança plena nele.
A Paz e Graça, sempre!


Carlos Eduardo Vargas

Marcus Vinicius disse...

Sim Eduardo, mas também, já li em outros estudos, muitas vezes as pedras escarpadas ficavam acima, e se projetavam como sombras de morte sobre o rebanho.

De qualquer forma é sobre confiar mesmo.

Abraço grande.

Jucá disse...

Grande!
Sempre inspirador.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson