Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Onda - Uma visão perturbadora da Igreja

Por indicação do meu amigo Johnny e também pela leitura de um post no blog do Hermes, estou assistindo ao filme alemão A Onda. Uma visão perturbadora sobre controle, disciplina exagerada, manipulação de um grupo, liderança fascita. Uma das idéias propostas é a eliminação das diferenças.

Isto me assustou muito. Me assustou inclusive pelo que aconteceu ao comentar algo no blog do Hermes. Simplesmente porque eu destaquei o fato de que não devemos padronizar opiniões. Fui rebatido, pois querem que nós cristãos não tenhamos opinião. Ou que nossa opinião seja sempre aquela que é a do crítico.




O filme é muito intenso e com certeza mexe com algumas questãos importantes. A mais forte delas é a idiotice do grupo sem opinião. Nesse ponto sou obrigado a concordar com muitos cristãos que estão decepcionados com lideranças evangélicas brasileiras - que nos impõe uma liderança que se torna inquestionável, blindada, guardada em torres fortes.

Os membros da "Wave" do filme elegeram seu professor como líder. E quem ousou questionar essa "liderança" foi lançado fora da onda. Típico caso de poder do grupo sobre o indivíduo. Muitas denominações tem sobrevivido desta forma: líderes poderosos e carismáticos cegam seus liderredados e os fazem capazes de excluir qualquer um que pense diferente.

O mais triste é que muitos não enxergam, como acontece no filme, que estão fazendo exatamente isto. No caso da Igreja e do Evangelho o mais triste é que ao agir assim estamos descumprindo a Lei de Cristo: amor a Deus e ao outro.

A Onda mostra como o uso de palavras de ordem, gritos de guerra e chavões pode mais desinformar do que produzir forma crítica. No final de tudo, o líder / professor acaba trazendo a tragédia para dentro do movimento (versão alemã do filme). Triste comparação: quantas mortes de cristãos pensantes ainjda teremos em nosso meio, fruto da insensibilidade de líederes e liderados?

Veja o filme, construa sua opinião e seja capaz de conviver com diferentes.

Assista o trailer aqui:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2009/08/20/0402356ED0B10366.jhtm?trailer-do-filme-a-onda-0402356ED0B10366

7 comentários:

Unknown disse...

irmão vou procurar este filme e estou seguindo o blog

Wendel Bernardes disse...

Concordo com você, Marcus, nossa opinião é algo que Cristo nunca anulou. Muito pelo contrário, até me momentos em que a opinião do homem o atrapalhava de ver a Deus, Jesus nunca inavlidou o pensamento. No máximo, mostrava o seu segundo a ótica de Deus!

Aqueles que impedem ou mesmo maculam a idéia de ter idéias são os mesmos que ganham com a falta de pensamento.
Pois aqueles que têm a mente de Cristo pensam apenas e segui-lo e não a modismos e crendices denominacionais.

Parabéns pela postura.

www.wendelbernardes.blogspot.com

Gaia disse...

Já tinha ouvido falar desta "Wave" e achei muito parecida com as práticas comunistas da China que são implementadas para formatar a cabeça da população, sabe, tipo lavagem cerebral mesmo.
É um falando e todo mundo balançando a cabeça como vaquinha de presépio sem ter direito de discordar. Tristeza ...
Vou procurar ver este filme,
Paz

Gaia disse...

Achei o filme na internet para download.

TUTORIAL PARA DOWNLOAD DO FILME "A ONDA Clicando em clicando, cai direto em “Cultura e informação” e ver “dicas e notícias” sobre como fazer download do filme “A onda”

Também indica outro endereço para este filme só que em inglês: http://www.xenutv.com/cults/wave.htm

O endereço da comunidade "A onda - The wave" > no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1262617

Elizabeth Siqueira da Costa disse...

Xiiiiiiiiii...já "vivi"esse filme!!!!!!!!!...hahhahah...vai ...diga se não é verdade...mas...quem quiser ser livre, tem que "perder sua vida", para achá-la...a vida é uma eterna aventura em torno de seu mais puro sentido...
Eu estava estudando a carta à igreja de Éfeso e vi que a primeira recompensa por vencer é comer o fruto da árvore da vida... Deus mesmo vai nos levar de volta ao início de tudo..."voltai à fortaleza, ó presos de esperança" (Zc 9.12)...lindo!!!!!!!

Unknown disse...

Um detalhe, no cartaz do filme, me impressionou: no meio de uma multidão de jovens sentados e de roupas uniformemente brancas, uma jovem, vestida de vermelho, está de pé, com os braços cruzados, olhando desafiadoramente para o líder. Tendo lido alguns artigos sobre o filme, acho que a escolha da imagem, para representar a história, foi bastante apropriada.

Realmente, o filme remete à China, mas também à Alemanha Nazista e a tantas outras ditaduras.

E, mais triste de tudo, remete a diversos grupos religiosos...

Que Deus abençoe a todas as igrejas em que existe a liberdade de pensamento, de sentimento, de expressão!!!

Gaia disse...

Já vi isto de perto e eu mesma me lancei da "Onda" .
Tudo onde eu estava me pertubava, principalmente a droga da "visão".
As denominações estão todas assim. Um Cara que autodenomina-se "Líder" que só prega o evangelho do medo, a obra de Cristo já não vale nada, pois tem que fazer um monte de rituais, Coberturas espirituais, companhas, encontros com táticas comuninistas e masônicas, lavagens cerebrais, pirâmides de díscípulos, marketing de rede para manipular o gado, neurolinguística, auto-ajuda, todo mundo vira psicólogo só porque fez um curso e expõe tua vida pra todo mundo, e um monte de gente, que parece gado, seguindo calado, obedecendo calado, pois quem são eles para tocarem no ungido(Ridículo!) se não vc será rebelde. E vc vai pro inferno por causa disso. Costuram o véu que foi rasgado e o "LÌDER" fala o que vc tem que fazer, em fim, um monte de heresias. Fazendo tudo que seu mestre mandar.
Tô Fora da Onda!!!! Graças ao meu SENHOR!!!! que me preserva e cuida de mim.
Um bando gente que azeda o Evangelho de Cristo e queima o filme de cristãos de verdade - A Igreja de Cristo.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson