Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Quer beber um vinho espiritual?

Ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres (Lucas 5.37). Relendo o Evangelho de Lucas e o livro Casas que Transformam o Mundo. Reflito em que o Evangelho pressupõe uma total libração da forma estruturada de culto do Antigo Testamento. Novo vinho em odres novos.
Infelizmente a Igreja ocidental insiste de uma maneira anacrônica em manter a forma antiga (que privilegia o templo) em detrimento do vinho novo (evangelho que é experimentado, vivido, em meio aos relacionamentos do cotidiano). Só pode acontecer o que anda acontecendo por aí: frustração ministerial; decepção relacional; arrefecimento do poder espiritual; ausência de influência verdadeira no mundo.
Se não mudarmos nossa forma de viver a igreja continuaremos reféns dos que usam a igreja para promoção pessoal ou para alívio de sua consciência social. Perdendo ainda mais a capacidade de falarmos à consciência de pecado do homem, pois a estrutura (forma, odre) torna-se mais pesada a cada dia. Sua necessidade de manutenção destroça as reservas de vinho.
Reforma estrutural já. Sob pena de morte lenta e certa.

Graça e paz, sempre.

4 comentários:

Vânia Soares disse...

Esta frase:
"Se não mudarmos nossa forma de viver a igreja continuaremos reféns dos que usam a igreja para promoção pessoal ou para alívio de sua consciência social." , não compreendi.......fale-me sobre ela...!

Marcus Vinicius disse...

Viver a igreja é o que considero a superficialidade de seguir a um Deus Papai Noel. Quando é a este Deus que seguimos e promovemos (viver a Igreja) potencialmente nos tornamos reféns de lideranças que só desejam promoção pessoal )às custas de um povo sofrido e iludido); ou aliviamos nossa consciência do erro fazendo "alguma coisa social" com cara de igreja de Jesus. Espero ter explicado.

Crissi, Val, Nina, Tina e afins disse...

Valeu Marcão, seu blog está pós-moderno total, ou orgânico (ahahahah). Estou abrindo o meu. Parabéns!!!!!!

Crissi, Val, Nina, Tina e afins disse...

Valeu Marcão, seu blog está pós-moderno total, ou orgânico (ahahahah). Estou abrindo o meu. Parabéns!!!!!!
Silvério Peres

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson