Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Karatê Kid, amizade profunda que é capaz de mudar vidas.

Assisti ao filme Karatê Kid na sua nova versão produzida pelo super astro Will Smith, projeto realizado em família. Como vou fazer 49 anos lembro-me do primeiro filme, com Ralph Macchio e Pat Morita. Amava o filme: a dura história do menino inserido num contexto contrário, o vilão com cara de mal e a bela mocinha que se enamora do menino desajeitado. Muito me identificava com o enredo.

Todas as nuances do roteiro original estão presentes no filme atualizado. Com algumas modificações interessantes: agora o desajeitado é um franzino menino negro levado à China pela mãe em busca de um emprego melhor (ironia fina do diretor). Dre Parker (Jaden Smith) e sua mãe terão que experimentar a dura adaptação ao mundo totalmente diferente. O Karatê foi substituído pelo Kung Fu. E os vilões não são apenas gente com cara ruim: tanto o professor, como o pequeno aluno carregam uma maldade intrínseca.

O que isto tudo tem a ver com o evangelho? Sob alguns aspectos o filme carrega diversos aspectos da graça restauradora e do evangelho simples de Jesus. O sofrimento de Dre ao viajar para o novo mundo, nos remete ao sentimento deste mundo em que as pessoas se sentem sem “casa”, sem referenciais.

Dre faz sua jornada pessoal em busca da verdade sobre si mesmo. Muito bela é a subida à montanha onde seu mestre, Han (Jackie Chan simplesmente fabuloso) o faz beber da água que o fortaleceria. Nosso Mestre, Jesus, nos chamou a beber de sua água, pois ao fazermos isto nunca mais teríamos sede (João 4.13-14). O mestre Han aprendeu e propagou uma verdade. Sem saber.



Falando em Jackie Chan, o remake do filme também reproduz seu drama pessoal: a morte prematura de sua mulher. Esta tragédia o marcou e o derrotou como pessoa. Até que sua amizade e empenho em fazer do pequeno Dre um vencedor, o salvam.

Este é o poder do evangelho: Paulo nos lembra que somos chamados ao ministério da reconciliação (2Co 5.17-20). E por quê? Porque fomos feitos novas criaturas. Consigo enxergar esta verdade poderosa e simples nas cenas de Karatê Kid 2010: Dre e Han se tornam novas pessoas. Porque a força do amor os une. Amizade e coragem.

Muito mais poderoso é o amor que emana de Deus e nos chama a atuar como mensageiros da mudança neste mundo caído. Recomendo que você assista ao filme. E ao sair do cinema dê um golpe na sua mesmice espiritual: transforme-se e seja um agente de transformação neste mundo.

Graça e paz, sempre.

4 comentários:

Amigas em Cristo disse...

Gostamos muito do seu artigo. Fique com Deus.

Visite nosso blog
http://www.amigasemcristo2010.blogspot.com

Anônimo disse...

IMRESSIONANTE O COMPARATIVO DE UM FILME SECULAR, UMA ESTÓRIA BÁSICA, E SEUS PERSONAGENS COMUNS PODEM NOS REMETER AO AMOR DE DEUS E SEU PODER TRANSFORMADOR. ESSE AMOE É PARA " COMUNS ", COMO OS PERSONAGENS.

ACHO QUE O AUTOR DESTE COMENTÁRIO ( BLOG ), ESTÁ DESPERDIÇANDO O DOM QUE DEUS LHE DEUS.

DEVERIA ESTAR FALANDO PARA MULTIDÕES COM A MESMA SIMPLICIDADE DE SEU COMENTÁRIO, E AÍ FAZENDO OS " COMUNS" CONHECEREM O VERDADEIRO E TRANSFORMADOR DE DEUS.

GRAÇA E PAZ SEMPRE

Marcus Vinicius disse...

Obrigado pelos elogios carinhosos. Mas me contento em falar aos comuns que querem ouvir sobre o verdadeiro evangelho.

GraÇA e paz, sempre.

Wendel Bernardes disse...

Respeitosamante devo opinar sobre 'pregar´às multidões' como nosso anônimo disse.

Creio que usando de sua ferramanta (blog) para fazer comentários e postagens como esta é falar quem sabe, a poucos em números, mas também é, sob vários aspectos falar 'a uma multidão', já que na blogosfera nossos textos são eternizados para as gerações que virão e a palavra narrada não volta vazia, pois é a Palavra de Deus em vida!


Então devo dizer que concordo com sua postura de falar 'aos comuns', mas também não posso deixar de concordar com nosso amigo e dizer que as multidões também podem ouvir dessa palavra!

Grande abraço pastor e é outro filme que está na minha lista (como também o Livro de Elí, que foi sujestão sua noutra rica postagem)

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson