Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

FALANDO DE AMOR E SERVIÇO

Continuando a reflexão no Apocalipse e falando da perda do primeiro amor.

Estamos lá na Igreja de Éfeso (Ap 2.1-7). E lemos e comentamos no artigo anterior sobre o cansaço de se fazer a obra e desfalecer, em oposição à afirmação bíblica de que os efésios faziam e não perdiam a força - a despeito de passarem por sofrimentos.
O contraponto é impressionante: não sofremos nada por amor ao nome de Jesus (o nada comparado ao sofrimento dos cristãos antigos); nosso sofrimento é pontual, encolvendo muito mais lutas de cunho material ou temporal do que a perseguição clara aberta sofrida por outros cristãos.
Mas a seguir o Espírito adverte os efésios: voces tem algo contra vocês. Vocês perderam o primeiro amo. A capacidade que vocês tinham de se doarem a Deus e aos outros de maneira genuína se perdeu. E agora vocês servem da maneira errada.
Vocês servem pelos motivos errados - e por isso o trabalho de vocês é pesado, e além de tudo isto, pouco frutífero, pouco eficaz. Tão pouco eficaz que o Senhor envia uma advertência: se vocês não agirem direito, fazendo a obra pelos motivos corretos e com a fonte correta, eu vou trazer juízo sobre vocês.
Por todas estas considerações de cunho teológico volto a afirmar que é muito duro e difícil fazer a obra de Deus sem o amor que se banha na Graça. Sem isso é apenas luta. Sem amor é apenas religião. Sem amos é apenas esforço, coragem humana, ausência da pessoa de Deus e apenas lembrança daquilo que já fizemos em Deus um dia.

Boa notícia: assim como a Igreja de Éfeso guardava um ódio firme de homens que não honravam a Deus e isto foi lembrado, podemos ser lembrados pelo que carregamos dentro de nós que ainda se assemelhe ao primeiro amor. E a partir daí podemos resgatar nossa autoridade em servir.

Deus nos abenbçoe e ajude. Você me ajude. eu te ajude. E revivamos o primeiro e alegre amor de conhecer e servir ao nosso mestre.

Um comentário:

Alan Reis disse...

Pastor,sempre ouço falar em ´voltqar ao 1o. aqmor `.Pensei : o q é isso,o 1o. amor ?
Percebo q sempre se atribui,q o 1o. amor é o amor q todo crente recém convertido tem,por Jesus,suponho,pela gratidao de Èle,Jesus,ter mudado sua vida p/ melhor;isso tb sconteceu comigo.
As explicaçoes a respeito ainda continuam dizendo q aquele amor já nao existe mais.È verdade ? Por que ?
No meu caso,e só posso falar por mim mesmo,eu qdo. recém convertido,tirado da lama,tinha um sentimento por Jesus,tao grande,por gratidao talvez,q acredito ter sido o tal 1o. amor.
Mas o tempo passou e percebi q aquele sentimento se alterou,p/ menos;nao sei exatamente porque,mas sei q se alterou,me atrevendo a pensar q já nao experimentava mais o 1o. amor.
A grande pergunta é : por que ?
Creio q o ser humano,ou eu em particular,precisa ter ganhos permanentes,sob pena de ter alteraçoes no q sente - a tal perda do 1o. amor.
Como isso - nao sei porque - nao tem acontecido,nos tornamos pessoas,crentes,mornas,pessoas q vivem implorando as bençaos de Deus,bençaos q já foram conquistadas e dadas,mas q nao sabemos como traze-las p/ nossa vida.
Sei q há muito mistério nas coisas de Deus,mas nao consigo entender - talvez eu nao tenha q entender - um Pastor( um servo),morrendo de cancer,por exemplo,confirmando o q está escrito na Palavra :´Meu povo perece por falta de conhecimento `.
Somos um povo q vive dando desculpas p/,em varios momentos,o nao cumprimento da Palavra de Deus;e tudo por falha nossa,por falta de conhecimento nosso,creio.
Penso q se a Palavra diz q nosso Deus só se agrada com nossa fé;temos q,é imprescindivel q tenhamos fé,porque acredito,todos nós queremos agrada-lo.
Mas,e aí ... ?

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson