Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Figueira


Gênesis 3:7 Abriu-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.




É interessante a primeira citação da figueira na Bíblia: foi o local para onde fugiram os dois primeiros pecadores da história bíblica, Adão e Eva. Eles se apressaram e criaram uma confecção de roupas ecológicas - ou ambientalmente corretas.


Mas isto é divagação. Na verdade esta primeira citação mostra a importância da figueira:

As figueiras podem crescer de forma enérgica e por isso não é indicado que se cultivem figueiras de grande porte perto de casas, pois o crescimento de suas raízes tem a capacidade de deformar as paredes das residências.

Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, elas têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.

Existem mais de 1000 tipos de figueiras. Esta árvore singular é tremendamente importante na economia de Deus. Na verdade algumas vezes ela foi comparada ao povo de Israel e diante de uma figueira sem frutos, Jesus declarou a perda do Reino da parte do povo escolhido.

Ao que parece desde a criação o fruto esperado da figueira tinha a ver com algo que produzisse fruto para o povo de Deus. Uma roupa que escondesse a vergonha de pecadores; um alimento para sustentar o corpo do filho de Deus; e em outra passagem muito especial serve como estímulo à fé:


Habacuque 3.17-18: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.

Nesta passagem a figueira é o símbolo de uma esperança que não se esvai nunca. Esperança que precisamos ter e reter. Este texto fala de uma certeza inabalável de que Deus nunca nos desampara. A certeza clara de que mesmo em meio às tormentas somos capazes de encontrar esperança e forças para prevalecer.

A figueira então é esta árvore singular, que gosta de lugares abundantes e que é uma árvore abundante. Símbolo de um Deus verdadeiramente rico em nos fornecer a força necessária para permanecer firme. Abalos acontecem. Lutas são reais. O desespero nunca uma solução. A FÉ A ÚNICA CERTEZA QUE PODE NOS RETIRAR O MEDO.

Olhe para a figueira da próxima vez que passar por uma e lembre: Deus nunca mente.

Um comentário:

Alan Reis disse...

A FÉ A ÚNICA CERTEZA QUE PODE NOS RETIRAR O MEDO.
Cocordo pastor;eu tive em 2002 uma vivencia do q é fé - foi a única vez em q eu tive certeza de q tinha conseguido o q eu tanto esperava.
Depois dessa experiencia ,sobre a qual eu nao tive controle - a fé veio,nao sei de onde,e nunca mais consegui faze-la vir desse algum lugar.
A fé é a certeza de coisas q se esperam.
A fé vem pelo ouvir,e o ouvir pela Palavra de Deus.
Poderia,mas nao está,escrito : a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus;por que ?
Tenho pensado a respeito,e me veio q a 1a. forma é q é a correta,e é diferente da 2a.
O q diz a 1a. forma ? A fé vem pelo ouvir e o ouvir ela Palavra de Deus.
Durante muito tempo pensei q esse ´ouvir` fosse escutar,mas nao é;é obedecer.Entao ficaria assim : a fé vem pelo obedecer,e o obedecer vem pela Palavra de Deus,ou seja,a obediencia e consequentemente a fé,é graça de Deus.
Dito isto q tenho como verdade,concordo plenamente q ela lança fora o medo e nos torna ousados como um leao.
E lembrar q Deus colocou em cada um de nós uma porçao de fé.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson