Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sermão do Monte (2) - O Valor da Lei de Deus

Continuando minha reflexão sobre alguns pontos do Sermão do Monte, chamou minha atenção o ensino do Mestre sobre a Lei de Moisés. O texto se encontra em Mateus 5.17-20. É uma paulada em alguns dos aspectos tão vigentes e claros em nossas igrejas hoje.



Jesus começa declarando que não veio abolir a lei dada aos judeus, mas cumprir tal lei. De forma muito interessante Mateus coloca o texto logo após o ensino sobre ser sal da terra e luz no mundo. E por quê? Creio que há uma profunda ligação entre os textos.

Quando Jesus fala sobre isto alerta para uma realidade: quando somos luz ou sal, honramos a Deus, pois declaramos ao mundo qual é o nosso papel neste mundo cruel (v. 16). Ao exercermos nosso papel falamos de Deus ao mundo.

Então o Mestre fala da Lei: eu vim cumprir a Lei. Ou seja, eu vim demonstrar que a Lei vai muito além do cumprimento da letra fria e morta. A lei ultrapassa métodos e pragmatismos. A lei se cumpre ao desafiarmos a hipocrisia religiosa e praticarmos o amor como princípio subjacente à letra.

De forma contundente Jesus afirma que desobedecer a lei de Deus nos faz menores. E vai além: se além de desobedecer, ensinar errado, torna-se menor entre os menores. O farisaismo religioso instala-se quando obedecemos a Lei somente na forma, perdendo sua essência: o amor a Deus.

Viver a vontade de Deus requer dependência dele. Honestidade com as próprias fraquezas e vontade de viver o evangelho. Jesus nos alerta quanto ao farisaismo, a hipocrisia religiosa. Mas também nos alerta quanto à acomodação, à seleção de partes da bíblia que desejamos abordar ou ensinar. À racionalizaçãodo erro e do pecado.

Jesus nos diz que é preferível honrar a Deus do que honrar a si mesmo. Porque honrar a si mesmo pode perigosamente nos afastar das portas do Reino. O Sermão do Monte é a estrutura de como deveríamos viver. Oremos. Vivamos.

Graça e paz, sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jesus sempre esteve preocupado com a mornidão na Igreja recém criada.

Os fatores abordados no texto como religiosodade, comodismo, hipocrisia religiosa, farisaísmo... são lugar comum em várias religiões e segmentos de fé.
O homem porta-se com disfarces travestidos de fé, piedade, bom caráter, porém na verdade encontram-se como verdadeiros 'sepulcros caiados' como a própria Palavra afirma.

Por causa disso encontramos 'muitos fracos, doentes e muitos que dormem'...

Despertar para a Igreja hoje não é só sacudir a poeira que a religião causou, mas também aprender com os ensinamentos de Jesus em TUDO.

O sermão do monte é a base para tal mudança à luz das Escrituras.

Viver o Evangelho nunca foi seguir um bom líder ou guru espiritual, nunca foi ser frequentador de cultos, missas e sessões, muito menos praticar a caridade.

Tudo isso tem sim sua importância, mas a essência é mais do que a religião pode dar!
Jesus é a essência do evangelho do Reino.

tenho acompanhado com alegria essa série, pastor.
Grande abraço e bom final de feriadão!

Wendel Bernardes.

Alberto Couto Filho disse...

Pr. Marcus










Pastor Marcus,

Com que prazer partilho desta excelente mensagem com o meu querido irmão.
Ocorre que, realmente, os homens, muitos deles à frente de ministerios, estão ávidos por poder, reconhecimento e dinheiro e, por isso, portam-se como "líderes acima de tudo".
Sem a imperiosa submissão ao Criador, que os levará a pretender,apenas, ser "servos acima de tudo", não chegarão a lugar nenhum - é uma pena"
Obedecer irrestritamente; crer, tendo fé inquebrantável; agradecer, em tudo dando graças ao Eterno - Este é o tripé sobre o qual deve repousar a submissão que, associada à humildade, não nos afastará da porta do reino.
Afinidades, temos muitas. Por esta razão e pela excelencia dos seus comentários, fiz-me seguidor do seu blog.
Abençoe-te Deus, sempre, e abundantemente.
Seu conservo no Filho dEle,

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson