Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Frases incorretas no universo gospel


Se você quer atrair campos de bênçãos para sua vida esqueça os perdedores, desistentes, desertores. Respeite e valorize o que é especial!





Achei esta frase no Facebook de um reconhecido e renomado líder religioso do Brasil. Não vou declinar o nome por respeito à sua história. E também, como tenho aprendido, não irei julgar seus motivos para tal frase. Mas quero analisar do ponto de vista bíblico o seguinte:

Por que esta frase está incorreta?

Em primeiro lugar esta frase está incorreta porque nem mesmo cita a pessoa que pode realmente abençoar nossa vida: Jesus Cristo. A frase exclui Jesus e transforma o homem na personagem central da história. A felicidade do homem, o sucesso do homem, a conquista do homem. Não há espaço nesta frase para Jesus.

Em segundo lugar ela exclui Jesus porque está em desacordo com seu ensino. Jesus não ensinou que nossa vida consistia em acumular bênçãos nesta vida. Ele nos convidou ao serviço, nos convidou ao caminho da humildade.

Quando Jesus começou a pregar em Nazaré ele usou como marca de sua mensagem o texto de Isaías 61. Utilizando o texto de Isaías podemos dividir a frase e perceber o quanto o ensino proposto está distante daquilo que Jesus mostra e vive no Evangelho. Vejamos:

- Perdedores: Jesus nunca se importou de andar com os perdedores deste mundo – prostitutas e mulheres de caráter duvidoso, corruptos de toda ordem (como Zaqueu), pescadores ignorantes da Galiléia (os iletrados cf. Atos). Toda sorte de gente que perdeu alguma coisa
- Ao contrário Jesus amou estas pessoas e as trouxe para perto de si. Não pelo que elas poderiam oferecer a Ele, mas pelo que ele poderia DAR a elas.
- Desistentes: o mestre também nunca teve problemas com desistentes. Nem seus discípulos também. Pedro desistiu de esperar a promessa e foi pescar. Jesus foi comer o peixe junto com ele. Jonas desistiu de ser missionário e ainda assim o Pai o usou.
- Desistir muitas vezes faz parte do processo de lutar. Porque algumas vezes desistir significa simplesmente recuar e esperar maior força para seguir em frente.
- Desertores: sobre este grupo quase não tenho nada a falar. Os discípulos desertaram na hora dura; a multidão desertou quando o pão rareou; João Marcos desertou correndo pelado (conta a tradição); religiosos desertaram ao preferirem o legalismo.
- Jesus teve uma resposta aos desertores: ele os amou. Ele sabia que eles eram apenas como crianças assustadas diante da dimensão do Reino que se anunciava.

É por estes motivos que discordo dessa frase. E de tantas outras produzidas no meio evangélico, que excluem a dor e a dimensão dolorosa da vida, em troca do anúncio de um evangelho fácil e ufanista. Evangelho é guerra. É luta. Muita luta para viver aquilo que Ele ensinou.

Graça e paz, sempre.

13 comentários:

Hermes C. Fernandes disse...

Pr. Marcus, companheiro no Reino

Este evangelho de frases de efeito já está definhando, cheirando mal. Na verdade, já nasceu em estado de putrefação. Trata-se de um desevangelho, completamente oposto àquilo que Jesus veio trazer.

Parabéns por sua opinião lúcida e sensata.

Web Evangelista disse...

Post Perfeito!
MUito bom...

Marco Alcantara disse...

Pois é PR. Marcus enquanto este triunfalismo e igreja que onde só existem milagres financeiros existir ainda veremos muito disso.

Veremos os vencedores do reino de mamon se excluir dos maltrapilhos do Reino.

Veremos a postura arrogante de quem ganha as custas dos pequenos.

Jesus era inclusivo o Reino de Deus é inclusivo onde o menor é o maior e onde o derrotado sai vitorioso.

Abraço!

Márcio disse...

Marcão,
Esquecer dos perdedores, dos desajustados, dos derrotados. Em se cumprindo isso, evangelizaremos quem?

Wendel Bernardes disse...

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" (I Coríntios 1 : 27)"E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;" (I Coríntios 1 : 28)

E assim caminha a Igreja!

Um abraço Pr. Marcus!
www.wendelbernardes.blogspot.com

Anônimo disse...

Ainda bem que Jesus não se esqueceu destes, senão, quem seríamos?

Obrigado, pastor. Sempre sendo referência pra mim. Louvo a Deus por sua vida.

Honra e Glória somente a Jesus!
Paz de Cristo!

Jane Amorim disse...

Olá Pr.Marcus Vinícius,
Eu concordo com você. Essa frase está fora do propósito criatão. Nunca imaginei ver e ouvir coisas tão absurdas no meio evangélico.
Infelizmente, alguns líderes estão pautados somente nas suas próprias realizações, incluindo a vaidade, o orgulho e o preconceito, excluindo assim aqueles que realmente precisam ser agregados e acolhidos.
E onde fica o amor que Jesus tanto pregou? E onde fica a misericordia de Deus? Esquecidos...provavelmente em algum lugar de seus corações que hoje nao enxergam mais.
Abraços,
Jane Amorim.

Marcus Vinicius disse...

É Jane, infelizmente muitos evangélicos não conseguem enxergar a realidade que ronda os corações de alguns pastores.

Yago Vargas disse...

Maravilhoso,é, esse tipo de frase é o que nós mais escutamos em meio as igrejas evangélicas de hoje em dia.Ainda bem que não são todas que se corromperam. um abraço pastor,continue mostrando a verdade!

Unknown disse...

Olá querido Pr. Marcus Vinicius!

É um grande prazer poder visitar seu blog e ler um texto tão coerente.

Apesar do aparente pessimismo, creio que quanto mais estas aberrações aparecem, mais os reais filhos de Deus aparecem.

Enquanto alguns só pensam em seus próprios umbigos, vemos uma geração diferente surgindo. Uma geração que está disposta a viver o Evangelho de uma maneira diferente, a maneira de Cristo, a maneira dos apóstolos (os verdadeiros).

E assim, a verdadeira Igreja não será derrotada pelas portas do inferno, como profetizou Cristo.

Glórias a Deus pela sua vida.

Um grande abraço,
Vinicius Morais
-----
Visite: Refletindo a Graça
Conheça nosso podcast
http://refletindoagraca.blogspot.com/

Carlos Vargas disse...

Sem dúvida Pastor, esta frase está equivocada. Jesus veio pelos pecadores, Ele não fez acepção de pessoas. O segundo maior mandamento da Lei de Deus é amar o teu próximo como a ti mesmo. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”
A lei de Deus resume-se em amor. Não podemos esquecer de ninguém. Ainda, Jesus disse para pregarmos o evangelho a toda a criatura. Glória a Deus e que Deus o abençoe + e +.

Anônimo disse...

Pode parecer engraçado, mas lendo seu site vejo que eu não sou a ovelha negra.Obrigada!
Graça e Paz!
Dani Meirelles

Marcus Vinicius disse...

E por que vc seria uma ovelha negra Dani? Se vc é ovelha, é amada e cuidada.

Graça e paz, sempre.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson