Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma igreja com respostas

A frase acima remete a uma indagação recorrente em meus escritos: que tipo de Igreja devo ser? Que tipo de evangelho devo representar?

Uma das coisas que não devemos reproduzir, ou continuar a reproduzir,são as respostas imediatistas e fáceis que damos às pessoas. A igreja evangélica tem se tornado um centro gigantesco de programas de auto-ajuda. Já escrevi sobre isto em outro post.

Mas precisamos realmente acordar e perceber que o buraco é mais embaixo. A fórmula da igreja fast food se esgotará em breve: faça a campanha tal; deposite tanto de oferta; sacrifique um jejum de 40 dias; suba à montanha e ore entre as pedras brilhantes e depois escute uma profetada.

Não importa o segmento eclesiástico: as fórmulas rápidas estão aí para seduzir crentes que desconhecem que o caminhar de Deus é feito sobre as bases de sua própria soberania. Que muitas vezes parece que Ele não vai mesmo responder às nossas indagações. Leia o Salmo abaixo:

Quando me senti seguro, disse: "Jamais serei abalado! "
Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado. (Salmo 30.6-7)

Você pode perceber a dureza da contradição do salmista? Num instante ele está seguro, para logo depois ficar aterrorizado. Quantas vezes você se sentiu assim? E que resposta recebeu da "igreja" que te acompanhava? Talvez alguém tenha dito: você não tem fé. Ou o incentivou a participar de mais uma campanha da vitória.

A verdade é que como o salmista precisamos estar dispostos a nos desesperar (ou nos sentir desesperados). Este é o caminho que irá produzir sinceridade, ausência de hipocrisia e acima de tudo desejo por Deus. O diferencial é que dar respostas verdadeiras às dúvidas das pessoas dá mais trabalho.

Por que? Porque muitas vezes teremos que caminhar ao lado daquela pessoa. Teremos que suportar seus medos e não as deixar para trás (como se fossem pesos mortos). Chega de resumir a verdade para as pessoas: não fazemos publicidade de Deus, somos chamados à missão: colheita verdadeira daqueles que são herdeiros da salvação. Ou seremos uma igreja perdida e só?



Dito isto, convido você a acompanhar meu próximo post: vou falar mais um pouco sobre as dúvidas da pós-modernidade.

Graça e paz, sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

COMENTÁRIO DE MINHA AMIGA E LEITORA, ANA GERPI

Bom dia Pastor!!! Muito verdadeiro o que voce disse, pois as pessoas em vez de buscar aquele que verdadeiramente pode resolver nossa vida e nos dar paz, a paz que excede todo entendimento!! Nós somos a igreja de Cristo e portanto, temos que cuidar daquilo que ele nos deu: corpo, alma e espírito, porque se não vigiarmos e não nos alimentarmos com a sua plavra, nada vai adiantar. Pois satanás não desiste nunca até conseguir seu intento. Poderemos sim participar dessas coisas que voce falou mas nunca nos esquecer de que quem faz é DEUS através da nossa fé genuína, pois quando as lutas vem e não são poucas, aquele que não fez o seu alicerce na Rocha que é JESUS infelizmente não chegará a lugar algum!! Porque JESUS disse: "NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES TENDE BOM ANIMO EU VENCI O MUNDO". Será que o povo esta preparado para as adversidades que estão vindo e virão?"AQUELE QUE CONTROI SEU CASTELO NA AREIA E NÃO NA ROCHA, QUANDO VIER AS TEMPESTADES NÃO VAI SUPORTAR E VAI DESMORONAR"!! Participo algumas vezes de campanhas mas sei quem é o verdadeiro autor dos meus milagres!!! Não me deixo levar por ocasiões e sim pelo que DEUS fala comigo através de sua palavra, pois essa sei que é a resposta para todos os meus conflitos, seja interior, profissional, sentimental, financeiro, saúde, familiar etc!!!! Deus nunca abondona os seus escolhidos!!!!Amo voceeeeeeeeeeee!!!

Wendel Bernardes disse...

Marcus,
eu acredito que somos reflexo dessa falta de 'paciência'... não entendemos que 'suportar o outro em Amor' é dar suporte à vida!

Nossas emoções são mais importantes que as coisas relacionadas à fé genuína, e a Igreja desbotou-se das cores que o Espírito pintou!

Não adinatará, como na boa frase do escritor e crítico literário Samuel Johnson, acreditar que mudar as coisas (fisicamente) ao nosso redor poderemos ter ares de mudança real, se não nos laçarmos nessa mudança propriamente dita (com a mão do Espírito, claro, sem a qual querquer mudança é nula...).

Aguardo sua próxima postagem com certeza de que serei nela edificado!

Seu amigo,
Wendel.

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson