Frases para pensar


No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Salmos 56:3

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tumulto na blogosfera cristã. Por quais motivos?

Recentemente acompanhei um excelente artigo no blog do meu querido Hermes. Ele respondeu em amor a um blogueiro que o detratou (eu li o que o XXXXX  escreveu e realmente ele pegou pesado).

Achei interessante que toda a celeuma se deu por conta de um ex-crente (existe tal categoria?) que agora se declara antagonista do cristianismo e homossexual declarado. Inclusive por um tempo eu seguia seu antigo blog sem saber muito bem do que se tratava.

Hermes e o blog Genizah são acusados de por causa de um suposto liberalismo teológico, terem servido de influência para que Isaías Medeiros abandona-se a fé e revelasse ao mundo seu caminho e opção de vida.


Não quero discutir o Isa Medeiros e suas decisões e seu ataque ao cristianismo. Tem gente mais qualificada que eu para isto. Quero analisar os motivos da querela.


Ambas as partes, Genizah e o outro blogueiro (o tal XXXX) do post do Bispo Hermes apresentam-se como defensores da fé genuína. De uma postura mais limpa em relação ao Evangelho. Ambos.


Para mim isto retrata um tipo de guerra, uma batalha. A respeito disso escrevi um outro post tempos atrás (veja aqui: http://migre.me/4cHp3). Entendo guerra por ideias, é filosófico, é correto. Mas não consigo entender a guerra atual como uma guerra de ideias.

Acho que nós blogueiros (e como disse um irmão que tem um blog pequeno como o meu) devemos reavaliar algumas posturas. Especialmente quando nos afirmamos como defensores da fé. Alguns blogs cristãos se tornaram um produto e todo produto passa a ser regido pelo mercado.

E o interessante é que tanto o Genizah, como o blog do detrator do Bispo Hermes passaram a seguir regras mercadológicas semelhantes: venda de produtos, em um, pedido de doação,noutro. Não os condeno por isto, mas avalio.

E é isto que infelizmente me faz pensar quais sejam os motivos dos ataques de um e de outro. Sendo que o outro (que você leitor deve saber quem é) se diz conservador e defensor da família. Deixo claro que não incluo o blog pessoal do bispo Hermes nessa análise.

O motivo seria ficar em evidência? E ficando, angariar mais seguidores? E angariando, gerar mais receita? Não sei. Não desejo julgar, mas refletir se algumas guerras valem mesmo à pena serrem lutadas.


Espero sinceramente que os dois blogs façam uma pausa na batalha e analisem o fenômeno da influencia midiática sem préconceitos, mas como uma visão à luz do Espírito. E nos ajudem a ver a verdade, mais uma vez, como já fizeram antes.
 

Nenhum comentário:

Origem dos meus visitantes

Visitantes por países

free counters

FeedBurner FeedCount

LIVROS MARAVILHOSOS (meus preferidos)

  • A Maldição do Cristo Genérico - E. Peterson
  • A Serpente do Paraíso - Lutzer
  • Alma Sobrevivente - P. Yancey
  • Anseio Furioso de Deus - Brennan Manning
  • Chega de Regras - L. Crabb
  • Confiança Cega - B. Manning
  • Evangelho Maltrapilho - B. Maning
  • Igreja Orgânica - N. Cole
  • Maravilhosa Graça - P. Yancey
  • O Anseio Furioso de Deus - B. Manning
  • O Caçador de Pipas
  • O Impostor que Habita em mim - B. Maning
  • Reformissão - M. Driscoll
  • Reimaginando a Igreja - F. Viola
  • Sonhos Despedaçados - L. Crabb
  • Ânimo (Corra com os cavalos) - Eugene Peterson