Revista "O Globo", domingo, 12 de Dezembro de 2010. A capa faz um chamado: Múltipla Escolha, aludindo aos possíveis presentes de Natal que o consumidor pode escolher num caderno especial de produtos diversificados.
Porém ao folhear a revista percebo que o departamento editorial da revista ou seu marketing tiveram uma sacada de gênio (talvez genialidade do mal). Entre as ofertas de presentes uma possibilidade de escolha:
- em uma página a nova moda carioca - a Baratona (uma maratona de bebida), com a chamada dizendo "vou beber até cair". A história resumida é a seguinte: uma comemoração entre grupos de até 60 pessoas é feita através de uma maratona etílica, uma visita a diversos bares, às vezes 15 bares, bebendo e competindo até que o último venha a cair.
- logo a seguir, uma nova onda - o chamado Clube do Batom, uma festa onde a onda é assistir homens se revezando num palco onde fazem danças e tiram a roupa; realçando a matéria que neste clube, eles tiram a roupa inteira.
- e a seguir uma singela matéria - uma nova moda para meninos e meninas até 12 anos: festa de aniversário que se completa com um passeio de limunises. Com um lembrete - não é coisa de ricaço, mas de classe média.
Onde quero chegar com estes exemplos? Realmente é múltipla escolha mesmo. Você pode escolher beber até cair; erotizar suas noites sombrias; ou fazer seus filhos crescerem fúteis desde já. E outras escolhas. Na verdade penso que a chamada de capa tem muito mais a ver com as reportagens do que com produtos.
Mas me fica a certeza que em nenhum momento a escolha envolve a lembrança de quem realmente tem o significado do Natal - Jesus e sua encarnação. Sua chegada à terra envolta em amor e simplicidade nada tem com as escolhas humanas e comerciais de hoje em dia. E com certeza escolher Jesus não envolve uma múltipla escolha.
Como Ele mesmo disse: Eu sou o caminho, a verdade, a vida. Ele é a única escolha. Infelizmente o Globo fez uma péssima escolha.
Graça e paz, sempre.
2 comentários:
Excelente texto, Parabens!
Perfeito Pastor. gostei a pampa!
Postar um comentário